Este blog é um espaço interativo que aborda temas relacionados a existência humana como as Artes Visuais, demais linguagens artísticas em geral, também sobre História, Politica, Filosofia, Sociologia. This blog is an interactive space that addresses topics related to human existence such as Visual Arts, other artistic languages ​​in general, also about History, Politics, Philosophy, Sociology.

quarta-feira, 2 de março de 2022

Putin's famous Munich Speech 2007

Putin nunca quis invadir a Ucrania, mas OTAN/EUA  insuflam o conflito


Por que será que o Ocidente/OTAN/EUA, nao ouve Putin quando ele alerta sobre a insegurança que os EUA/OTAN veem promovendo apos o fim do Pacto de Varsóvia, com o desmantelamento da Checoslováquia e a expansão de bases militares nos países do leste europeu, descumprindo o acordo firmado em 1991?    


Pode se aventar varias respostas para a questão acima, mas a que é a mais plausível e´que há uma vontade de parte do Ocidente em continuar a War Cold, pois abarcam interesses geopolíticos que visam a desestabilização da região e de países que integravam a sepultada URSS e a intenção de frear o crescimento, cercar, sufocar e provocar a Russia, e o fez com tamanha influencia que a diplomacia não consegue exito e consenso para impedir a atual crise. 

A OTAN/EUA estão empurrando a Ucrânia para um conflito que não a beneficia, pelo contrario, em virtude  de a Ucrania ter fortes  laços politicos, econômicos e territorial com Russia, mas que foram rompidos com o golpe de 2014, justamente com apoio dos EUA/Biden, cujos interesses extrapolam o bom senso e a noção do conceito de humanismo. 

Os EUA como sempre recorrem a slogans manjados de que estão a ajudar países promovendo a democracia e a liberdade, porquanto que estejam eles alinhados geopoliticamente com os seus interesses, haja vista que ja conseguiram cooptar a Hungria, Polônia, Lituânia, Romênia, países onde instalou bases militares ameaçando afrontando claramente as demandas da Russia.

Putin já afirmou que isso não  seria aceitável, e de que isso levaria a escalada armamentista e a possíveis conflitos no mundo e em particular naquela região, e isso está se concretizando na pratica, e pode acontecer, se mais uma vez a diplomacia falhar, isso se reflete no aumento da tensão e na ameaça de Putin de que pode usar bombas atômicas,  o que seria uma tragedia sem precedentes na história politica contemporânea.  
  
Além das razoes acima mencionadas, vemos que as sanções contra a Russia tem aumentado de parte dos países da UE/OTAN e que pode piorar ainda mais a situação e forçar medidas mais duras e radicais de parte de Putin, que está tentando se impor como força militar e obter reconhecimento politico estratégico e sua importância no mundo.

Os próximos dias serão crucias para que a diplomacia ucraniana e russa cheguem a um acordo, para, inicialmente, se chegar ao cessar fogo, e  depois, que os pleitos de ambos países sejam atendidos como ja deveria ter ocorrido. Porém, um acordo parece que nao de concretizará a curto prazo, haja vista que nao há interesse da OTAN/EUA pelo fim do conflito, e isso é muito perigoso, pois já que as forças nucleares da Russia foram postas em alerta a situação pode se agravar e culminar em uma possível III guerra mundial em face de a Russia não recuar se suas demandas nao forem atendidas como vem sendo pleiteadas há decadas. 

Manuell Carneiro


terça-feira, 1 de março de 2022