Este blog é um espaço interativo que aborda temas relacionados a existência humana como as Artes Visuais, demais linguagens artísticas em geral, também sobre História, Politica, Filosofia, Sociologia. This blog is an interactive space that addresses topics related to human existence such as Visual Arts, other artistic languages ​​in general, also about History, Politics, Philosophy, Sociology.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO SOBRE A EXPOSIÇÃO DO ARTISTA LUZENSE ALMIR BARROS

Maria A. Silva Nascimento e Manoelito C. das Neves

Registro do evento que contou com a ilustre presença da filha Auxiliadora Barros e do neto do artista Almir Barros

No dia 09 de junho, Manoelito Carneiro das Neves e Maria Amélia Silva Nascimento, apresentaram na Universidade Estadual do Estado da Bahia - UNEB - o artigo "IMPRESSÕES E CONSIDERAÇÕES DA COMUNIDADE ESCOLAR DE SANTA LUZ-BA SOBRE A ARTE VISUAL DO ARTISTA ALMIR BARROS" resultado da pesquisa e curadoria da "EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AOS 83 ANOS DE NASCIMENTO DO ARTISTA LUZENSE ALMIR BARROS, evento que foi realizado no período de 31 de agosto a 05 de setembro de 2015, no Auditório Laurinda Carneiro Araújo, na cidade de Santa Luz - BA. O artigo foi elaborado a partir dos resultados  da aplicação de questionário que registrou as opiniões e impressões dos alunos e professores sobre o evento que contou com a presença dos familiares do artista e de autoridades municipais, o prefeito Zenon Nunes, a Secretaria de Cultura Aline Cunha, a Secretaria de Educação Rosimar Sena, a viuva do artista a Sra. Regina de Vasconcelos Barros, a neta do artista Yhasmin Barros, o artista plastico Dema Reis, o poeta cordelista Nelci Lima, a professora Jussara Secundino, o promotor cultural e músico Gerson Barbosa e o medico Renato Gonçalves, que participaram da mesa temática.

Abaixo o registro fotográfico da exposição
Manoelito C. das Neves -Abertura da Exposição

Maria Amélia Silva Nascimento - Abertura da Exposição

Componentes da Mesa Temática

Abertura musical da exposição: Almir Barros Filho e Yhasmin Barros, filho e neta do artista.

Monitoria para a exposição

Comparecimento da sociedade luzense, professores e alunos das escolas publicas e privadas 

Presença ilustre do artista José Tiago de Carvalho, camisa verde, Lourival Lima da Neves ( a sua direita) e Heráclito Amador Filho (a esquerda) 




Acima Hildebrando Borges de Barros, filho do artista.


O trabalho está disponível no link abaixo a partir da página 142:
https://drive.google.com/file/d/0ByNLmv5aZLadbGlkbG5lWVFvU0k/view





Um comentário:

  1. Considero que Santa Luz-BA, é um lugar rico em potencialidades artísticas e culturais. Contudo, carece de espaços como museu, casa da cultura e arquivo público, para documentar/oficializar as informações e memórias sobre a vida e obras dos nossos artistas, e assim contribuir para que a comunidade luzense possa construir o habitus de conhecer, valorizar e consumir cultura.
    Este é um trabalho árduo, pois necessita de pesquisa, investigação e investimentos financeiros. E, de modo muito tranquilo posso dizer que o trabalho pioneiro, realizado por nós sobre o Artista Almir Barros em 2015 produziu resultados efetivos, e bastante significativos do ponto de vista cultural e científico conforme parte dos registros e produções anexados neste blog.
    Cabe lembrar que foi publicado via Secretaria de Cultura na Época (Gestão 2015) um Catálogo nos moldes científicos referente a exposição, e todas as escolas e e biblioteca do município recebeu um exemplar, além de todos os participantes da mesa temática na abertura da exposição.

    ResponderExcluir