APRESENTAÇÃO DE TRABALHO SOBRE A EXPOSIÇÃO DO ARTISTA LUZENSE ALMIR BARROS
Maria A. Silva Nascimento e Manoelito C. das Neves
Registro do evento que contou com a ilustre presença da filha Auxiliadora Barros e do neto do artista Almir Barros
No dia 09 de junho, Manoelito Carneiro das Neves e Maria Amélia Silva Nascimento, apresentaram na Universidade Estadual do Estado da Bahia - UNEB - o artigo "IMPRESSÕES E CONSIDERAÇÕES DA COMUNIDADE ESCOLAR DE SANTA LUZ-BA SOBRE A ARTE VISUAL DO ARTISTA ALMIR BARROS" resultado da pesquisa e curadoria da "EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AOS 83 ANOS DE NASCIMENTO DO ARTISTA LUZENSE ALMIR BARROS, evento que foi realizado no período de 31 de agosto a 05 de setembro de 2015, no Auditório Laurinda Carneiro Araújo, na cidade de Santa Luz - BA. O artigo foi elaborado a partir dos resultados da aplicação de questionário que registrou as opiniões e impressões dos alunos e professores sobre o evento que contou com a presença dos familiares do artista e de autoridades municipais, o prefeito Zenon Nunes, a Secretaria de Cultura Aline Cunha, a Secretaria de Educação Rosimar Sena, a viuva do artista a Sra. Regina de Vasconcelos Barros, a neta do artista Yhasmin Barros, o artista plastico Dema Reis, o poeta cordelista Nelci Lima, a professora Jussara Secundino, o promotor cultural e músico Gerson Barbosa e o medico Renato Gonçalves, que participaram da mesa temática.
Abaixo o registro fotográfico da exposição
Manoelito C. das Neves -Abertura da Exposição
Maria Amélia Silva Nascimento - Abertura da Exposição
Componentes da Mesa Temática
Abertura musical da exposição: Almir Barros Filho e Yhasmin Barros, filho e neta do artista.
Monitoria para a exposição
Comparecimento da sociedade luzense, professores e alunos das escolas publicas e privadas
Presença ilustre do artista José Tiago de Carvalho, camisa verde, Lourival Lima da Neves ( a sua direita) e Heráclito Amador Filho (a esquerda)
Acima Hildebrando Borges de Barros, filho do artista.
O trabalho está disponível no link abaixo a partir da página 142:
https://drive.google.com/file/d/0ByNLmv5aZLadbGlkbG5lWVFvU0k/view
Considero que Santa Luz-BA, é um lugar rico em potencialidades artísticas e culturais. Contudo, carece de espaços como museu, casa da cultura e arquivo público, para documentar/oficializar as informações e memórias sobre a vida e obras dos nossos artistas, e assim contribuir para que a comunidade luzense possa construir o habitus de conhecer, valorizar e consumir cultura.
ResponderExcluirEste é um trabalho árduo, pois necessita de pesquisa, investigação e investimentos financeiros. E, de modo muito tranquilo posso dizer que o trabalho pioneiro, realizado por nós sobre o Artista Almir Barros em 2015 produziu resultados efetivos, e bastante significativos do ponto de vista cultural e científico conforme parte dos registros e produções anexados neste blog.
Cabe lembrar que foi publicado via Secretaria de Cultura na Época (Gestão 2015) um Catálogo nos moldes científicos referente a exposição, e todas as escolas e e biblioteca do município recebeu um exemplar, além de todos os participantes da mesa temática na abertura da exposição.