Este blog é um espaço interativo que aborda temas relacionados a existência humana como as Artes Visuais, demais linguagens artísticas em geral, também sobre História, Politica, Filosofia, Sociologia. This blog is an interactive space that addresses topics related to human existence such as Visual Arts, other artistic languages ​​in general, also about History, Politics, Philosophy, Sociology.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

A ELEIÇÃO DE GUSTAVO PETRO E FRANCIA MÁRQUEZ NA COLOMBIA 

https://www.youtube.com/watch?v=dhe9tBJlt64

Ontem, dia 19 de junho de 2022 a maioria dos colombianos votaram para presidente e vice presidente  e elegeram o ex-guerrilheiro Gustavo Petro e a ex-empregada domestica Francia Márquez que simboliza mudanças politicas e sociais na América do Sul em que são eleitos candidatos progressistas sensíveis as demandas dos movimentos politicos/sociais que envolve questões como a desigualdade social, a saúde publica, a violência, e principalmente, assegurar os recursos naturais/estatais de seus países que foram ou estão sendo entregues a grupos/abutres do sistema financeiro neoliberal, como está ocorrendo no Brasil do com a Eletrobras no atual governo de Bolsonaro, uma empresa estratégica de produção e distribuição energia elétrica. 
A derrota de Ivan Duque e da direita e extrema direita na Colombia é uma vitoria fundamental para os partidos de esquerda das Americas, haja vista que essa eleição é um marco histórico pois é a primeira vez que a direita perde eleição apos décadas de sucessivos governos com apoio politico e financeiro dos EUA.
O ex-guerrilheiro Petro terá muita dificuldade para governar um país em que parcela da população ocupa cargos da estrutura administrativa burocrática do Estado, aliada da burguesia e que vai dificultar  que haja mudanças radicais em prol da população carente como está acontecendo na Bolivia, Perú, Argentina, Venezuela. 
A Colombia é o pais mais violento da America do Sul, reflexo da repressão aos grupos guerrilheiros que atuaram por décadas, além disso, as milicias são forças corruptas e sanguinárias que integram os governos de direita, como no Brasil, e já praticaram milhares de assassinatos aos opositores dos governos. 
O desafio está posto, vamos acompanhar atentamente o desenrolar da situação e de como os novos eleitos vão lidar com as dificuldades que terão que enfrentar, em particular, a oposição de forças politicas, seguranças, militares e da diplomacia estadunidense que,como se sabe, tem grande influencia e bases militares instaladas no país.




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário