12/06/2016
As conversas sobre o momento politico, social e econômico atual parece que jamais se esgotarão, mas não é possível que ainda haja um contingente considerável de pessoas que sequer sabe o que é impeachment ou pior, a palavra golpe!
Muitos jamais pensaram que são decretos de contingenciamento, ou o que tem de criminoso o governo atuar com bancos públicos para efetivar as operações de créditos sustentadas num plano de trabalho destinado a atender a demanda da agricultura, desde os pequenos e grandes latifundiários e o agronegócios, São subsídios que se refere a diferença custeada pelo tesouro nacional sobre os juros decorrente dos financiamentos do setor.
Ora, se nao se entende que todo ato da presidenta envolve um corpo técnico, centenas ou milhares servidores em todas as áreas de competências é negar a estrutura burocrática estatal, criminalizar ato administrativo é algo estarrecedor, assim como está ocorrendo na estrutura do poder judiciário, com visibilidade na PF, MPF o no STF.
Disso nasce a farsa, a partir dos dados colhidos secretamente, jamais divulgados, o quanto a ignorância é uma ferramenta de domínio e excessivo controle, e mais que isso, a cordial subserviência consentida ao poder constituído que está a serviço de uma minoria.
Não é tão somente o golpe em curso, que se se concretizar, será traumático para a efetivação de um projeto de uma continental Nação que tem um enorme potencial para liderar e desenvolver a AL, a partir de uma integração, não como antes, que promovia o isolacionismo diplomático e o distanciamento comercial e de cooperação entre os setores estratégicos e consequentemente, para democracia e os avanços, mesmo que ainda tímidos, que o lulismo conseguiu implantar.
A analise que se deve fazer sobre essa onda neoliberal, recheada de ideologia fascista, deve ser ampla no sentido literal, nunca restrita a situações pontuais, criadas para confundir a visão de quem poderia se deixar confundir do que estão a tramar, que é romper com a politica social e econômica que foi crucial para o crescimento da economia exitosa no combate a miséria e a pobreza de milhões de brasileiros.
Todavia, há de se questionar: por que o Brasil não dá certo? Questão levantada por Darcy Ribeiro em entrevistas que declara sua frustração de não ter conseguido no governo de João Goulart, colocar em pratica um projeto de nação a longo prazo, e o que veio com a ditadura rompeu com a busca por fortalecer o povo e inclui-lo no bolo dos recursos nacionais, junto a ele também contava com nomes de peso como Paulo Freire e Anísio Teixeira dentre outros.
Temer se aventura numa fatídica guerra politica para reverter as investigações da operação lava-jato que tem como cerne atingir e destruir o lulismo, um poder paralelo que surge na republica, alguns membros do MPF e um juiz de primeira instancia que passam a ditar e construir um trajetória investigativa seletiva ideologicamente, a mando de interesses geopolíticos dos EUA, uma especie de macartismo moderno, disfarçado com slogans "Nao a Corrupção" surge há dez anos com a farsa da AP470.
A farsa é algo que intriga quando se percebe tamanho cinismo de senadores e senadoras ao defender o golpe, porque sabem que atuam para proteger a si e a muitos, especialmente os atores principais Temer, Jucá, Sarney, Moreira Franco, os dois Cunha, Aecio, Aloisio Nunes, Caiado, Jereissat, enfim são nomes históricos da politicas que sempre estiveram a frente dos grandes recursos e dos orçamentos e instituíram as corrupções no setor publico e na Petrobras especificamente.
Assim como ocorreu na AP470 comandada por O MPF com Gurgel, e no STF Ayres Brito e Joaquim Barbosa, o juiz Moro inclui nomes do PT na operação lava-jato. `notorio que é para romper com o ciclo de crescimento e da ascensão de possíveis nomes para os pleitos nacionais.
Para tanto, havia de cortar a cabeça de alguns nomes de notáveis: José Dirceu, que se sabe seria o cérebro da PT e possível candidato a presidência da republica e José Genoíno, este conduzia as interlocuções com os movimento sociais.
As conversas são fragmentadas e descontextualizadas, o quebra cabeça está sendo montado, alguns ainda conseguem identificar algumas peças e agrupa-las para que se possa fazer uma analise convergindo os estudos para um conjunto de circunstancias que são alocadas para o cerne a ser atingido, o país está mergulhado numa atmosfera pesada, turva, medonha e tenebrosa, são forças malignas e maquiavelicas maquinando contra a soberania politica e de justiça social de uma Nação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário