Este blog é um espaço interativo que aborda temas relacionados a existência humana como as Artes Visuais, demais linguagens artísticas em geral, também sobre História, Politica, Filosofia, Sociologia. This blog is an interactive space that addresses topics related to human existence such as Visual Arts, other artistic languages ​​in general, also about History, Politics, Philosophy, Sociology.

sexta-feira, 22 de julho de 2016


Estado de Sitio
Realizador/Diretor : Costa Gavras


A arte do cinema retratou de modo peculiar fatos históricos, momentos críticos da politica no mundo, America Latina, a partir dos anos sessenta, apos a exitosa revolução cubana, sofreu intervenções dos EUA, foram decisões que mudaram a realidade de milhões de pessoas que esperavam e reivindicavam condições melhores de vida. Imagens do cinema são documentos históricos que revelam o lado obscuro de personalidades que fazem o inimaginável, são criminosos, bandidos literalmente, que defendem interesses de uma minoria em detrimento da grande massa explorada. 

See more in movie

O embate político entre pessoas que se organizaram contra a ditadura que foi implantada na America Latina ainda suscita da arte em geral sua atenção para trazer novos olhares sobre o tema. A vocação da arte se fundamenta na representação estética, na narrativa iconográfica em sua essência filosófica  da politica e da existência humana, Desde o período áureo da Grécia e Roma, antigas civilizações nos legaram sua cultura e sua violência, principalmente os romanos, mas que não difere de outros grupos e povos étnicos que ocuparam a velha Europa. 
O legado violento foi incrementado pelos EUA, como império moderno/contemporâneo que invade por meio da diplomacia corrupta, porem, atualmente foi incorporado ao esquema, de forma mais atuante, o poder judiciário, já que golpes serão legitimados via ilegitimidade da narrativa das denuncias de crimes que não requer materialidade, fica no campo subjetivo da interpretação do julgador e acusador tendencioso. 

Neste aspecto, Estado de Sitio, provoca uma entrância nas veias do sistema repressivo e a revela cada função das pessoas que ocupavam e ocupam cargos estratégicos, que defendem sem a menor parcimônia, os interesses de uma elite bandida que ainda usa os mesmo métodos torpes para se perpetuar no controle do poder econômico e politico.
A resistência dos movimento revolucionários, via sequestro de algumas pessoas importantes do cenário politico e diplomático, evidencia o nível de organização de ambos os lados em que as decisões desencadeiam, em sequencia, situações que não se sabe como e quando findará. O enredo, e toda os elementos da linguagem trabalhada por diálogos, evocam a narrativa imagética, desde as cenas externas com as prisões e de execução de pessoas, em cenas internas e de lugares como o parlamento e nomes que se expunham em defender os direitos políticos e civis, e por outro lado, a participação da mídia ao transmitir a informação para o publico, em sua maioria alienado sobre que acontecia, através da visão de um personagem jornalista, testemunha ocular da história. Os protagonistas serão então os que terão os registros nos documentos públicos, e é natural que um tenha que se explicar ao escrever sua própria história de vida,  e refletir sobre as consequências das atrocidades que cometeu em nome de uma ideologia ou o que fez ou deixou de fazer para impedir que a injustiça imperasse. 

Manoelito  Carneiro das Neves -Licenciado em Desenho e Plastica - UFBA e Estudos Artísticos - UC. Coimbra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário